top of page

Laís Costa de Carvalho

Psicóloga Cognitivo-Comportamental / Esp. em TCC da infância e adolescência / EMDRista / Terapeuta do Esquema

- Graduação em Psicologia Pelo Centro Universitário De João Pessoa (2008 – 2012)
 

- Esp. em Terapia Cognitivo Comportamental INF. ADL. Pelo Centro Universitário De João Pessoa (2013-2015)
 

- Esp. em Terapia Cognitivo Comportamental Da Infância E Adolescência Pelo INTCC/RGS (2016-2018)
 

- Formação em Terapia EMDR INSTITUTE/USA Para Intervenção Com Traumas Complexos. (2017 - 2018)
 

- Curso Avançado Em Terapia Do Esquema Para Pais, Crianças E Adolescentes pelo Instituto WAINER/RGS (2019)
 

- Formação em Terapia do Esquema pelo Instituto WAINER/RGS (2020) – (2022)

 

- Formação em Supervisão Clínica pelo Instituto WAINER/RGS (2023)

Currículo explicado

 

TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL


A Terapia cognitivo Comportamental busca entender a forma como o ser humano interpreta os acontecimentos e como aquilo que o afeta, e não apenas os acontecimentos em si. Ou seja: é a forma como cada pessoa vê, sente e pensa com relação à uma situação que causa desconforto, dor, incômodo, tristeza ou qualquer outra sensação negativa. Essa abordagem é bastante específica, clara e direta. É utilizada para tratar diversos transtornos mentais de forma eficiente. Seu objetivo principal é identificar padrões de comportamento, pensamento, crenças e hábitos que estão na origem dos problemas, indicando, a partir disso, técnicas para alterar essas percepções de forma positiva.

ESP. EM TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA PELO INTCC/RGS


Na infância, a TCC evita a formação de padrões de comportamento rígidos e promove pensamentos, crenças e hábitos mais saudáveis. Funcionando como forte aliado na prevenção de transtornos mentais na vida adulta. Além disso, na TCC as orientações à pais e cuidadores são constantes, diretivas e construídas de acordo com a demanda que se identifica quando o paciente inicia o trabalho terapêutico.

FORMAÇÃO EM TERAPIA EMDR/INSTITUTE USA PARA INTERVENÇÃO COM TRAUMAS COMPLEXOS.


A partir da vivência de uma experiência dolorosa, forma-se no indivíduo o que podemos chamar de memória traumática. Essa lembrança se caracteriza pela soma de emoções, imagens, sons e todos os sentimentos vivenciados a partir da ocorrência do trauma.


O acesso à memória traumática se dá por meio de situações que façam o indivíduo reviver qualquer um dos sentimentos relacionados a ela. Isso acaba configurando uma série de gatilhos que culminam na angustiante sensação de volta à experiência do trauma.


O conceito de trauma surge de uma palavra grega que significa “ferida”, e em Psicologia compreende-se o trauma como algo que tem origem no exterior, num acontecimento externo, mas que apresenta repercussão em nível interno, que é o nível do funcionamento psíquico.


A terapia de dessensibilização e reprocessamento de movimentos oculares (EMDR) é uma terapia bem pesquisada e recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para tratar traumas. O EMDR é baseado na ideia de que nosso cérebro naturalmente quer curar e alcançar uma saúde mental ideal, e que o trauma pode sobrecarregar nossa capacidade natural de curar e ficar "preso" em nossa memória.
 

Nossas associações em torno do incidente traumático (que pode ser de um término de relacionamento até um abuso físico ou sexual) permanecem negativas e destrutivas e podemos nos tornar sensíveis a pessoas, lugares ou coisas que nos lembram o evento.

 

A eficácia do EMDR tem sido comprovada através de mais de 200 pesquisas publicadas internacionalmente em revistas, sendo que a American Psychiatric Association (EUA), a Royal College of Psychiatrists (UK), a Administração de Veteranos (EUA), e o International Society for Traumatic Stress Studies o consideram como um tratamento efetivo para trauma e o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT).

 

 

FORMAÇÃO EM TERAPIA DO ESQUEMA / CURSO AVANÇADO EM TERAPIA DO ESQUEMA PARA PAIS, CRIANÇAS E ADOLESCENTES PELO INSTITUTO WAINER/RGS

 


A terapia do Esquema é uma forma avançada da terapia cognitivo comportamental, assim sendo, também tem grande preocupação em ajudar o indivíduo a identificar as formas de pensamentos e cognições (capacidade de assimilar conhecimento) disfuncionais que acabam afetando a maneira como o sujeito se emociona e, como acaba se comportando diante das situações de vida.


A TE nasceu pra buscar, prioritariamente, fazer com o que os padrões como as pessoas lidam com as suas dificuldades e relações interpessoais pudessem ser realmente modificados de uma maneira diferente do que se vê em outras terapias onde sistematicamente esse padrão de relacionamento com as pessoas ou com as suas dificuldades acabam retornando mais cedo ou mais tarde. A TE busca ajudar o indivíduo a se dar conta dos seus padrões de comportamento usuais, como por exemplo, a forma robotizada ou até desconectada (automática) que se vive distanciado dos sentimentos.


Essa abordagem é além de educativa, bastante eficaz pois faz com que o paciente consiga acessar suas necessidades emocionais com mais consciência, e consequentemente, aprende maneiras adequadas de satisfazê-las.

 

Público: Adolescente, Adulto

Explicado Laís

Siga Laís no Instagram

Siga Laís no Instagram

bottom of page